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A InovCluster está a organizar este CICLO DE WORKSHOPS no âmbito do PROJETO CONJUNTO INTERNACIONALIZAÇÃO 23-25 | EXPORT.i9

Nestes workshops serão abordadas diversas estratégias e ferramentas para apoiar e/ou acelerar o processo de internacionalização das PME através da digitalização.

Assim, e no sentido de garantir o sucesso nos processos de internacionalização das empresas participantes no projeto foram planeados um conjunto de workshops temáticos, de participação livre (incluindo empresas não aderentes ao projeto e de outros setores) com o objetivo de preparar as PME para uma internacionalização de sucesso suportada em ferramentas e processos digitais.

Numa altura em que as novas tecnologias dominam todas as atividades, os processos de internacionalização não são exceção. Com a pandemia, as empresas procederam à integração de novas tecnologias como uma maior aposta nas redes sociais, plataformas de e-commerce e outras ferramentas digitais que proporcionaram o surgimento de um pensamento mais estratégico e analítico sobre o mercado e os consumidores. É por isso que este ciclo de workshops em literacia digital destinado a PME em processos de internacionalização, constitui um elemento importante para o seu sucesso, uma vez que, a recusa em adotar metodologias de ordem tecnológica pode colocar em causa a sua posição no mundo dos negócios.

29 JANEIRO | 10H00

Análise de Dados para Tomada de Decisão em Mercados Externos - A Importância do Processo de Seleção de Mercados Internacionais

25 FEVEREIRO | 10H00

Análise da Concorrência Internacional - A Importância do Processo de Benchmarking e Principais Ferramentas

25 MARÇO | 10H00

Estratégias de Marketing Digital para a Comunicação em Mercados Internacionais


 

22 ABRIL | 10H00

Marketing Digital - Proteção de Dados e ComplianceInternacional

20 MAIO | 10H00

E-commerce - Estratégias de Venda Digitais no Processo de Expansão Global

Para participar basta preencher o formulário de inscrição aqui.


Sobre o projeto EXPORT.I9

Este é um projeto conjunto para o setor agroalimentar, que visa potenciar o aumento da base e capacidade exportadora das PME da fileira agroalimentar numa lógica de indústria 4.0, através da implementação de um programa estruturado de intervenção de ações promocionais em mercados internacionais identificados como prioritários com a participação conjunta de PME da fileira agroalimentar.

Alinhado com o Plano Internacionalizar 2030, o projeto apresenta linhas estratégicas de intervenção assentes em:

  • Apostar na promoção da utilização das ferramentas digitais associadas à indústria 4.0 ao nível do marketing e comunicação de produtos e empresas;
  • Incentivar o uso de novas formas organizacionais de comercialização suportadas em ferramentas digitais, nomeadamente lojas online e adesão a marketplaces;
  • Especialização em nichos/segmentos diferenciados ligados a produtos naturais, orgânicos e biológicos, sendo uma forte tendência a médio e longo prazo do mercado global representando uma oportunidade para os alimentos funcionais;
  • Apostar numa promoção na lógica de fileira alargada do setor dando expressão à estratégia colaborativa entre setores.

As soluções e atividades apresentadas pelo presente projeto estão perfeitamente alinhadas com o aviso de abertura de concurso e têm como objetivos diretos:

  • Orientar o crescimento das empresas portuguesas, sobretudo PME de pequena dimensão para os mercados externos;
  • Consolidar os mercados onde as PME aderentes já desenvolveram atividades com bons resultados aumentando o nível de incorporação das suas exportações;
  • Aumentar a visibilidade das empresas, dos produtos e do setor agroalimentar nacional através de ações de marketing internacional dirigidas aos mercados alvo selecionados e que potenciem o aumento do valor acrescentado nacional (VAN) dos produtos pelos seus consumidores e compradores;
  • Potenciar o incremento do uso de ferramentas digitais mediante o recurso a processos organizacionais e de marketing associados à indústria 4.0.

O resultado final que se pretende atingir com as ações propostas é o aumento do peso de atividades produtoras de bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis da fileira agroalimentar e potenciar o incremento da orientação exportadora das PME envolvidas no projeto, apostando na diversidade e complementaridade da oferta de produtos portugueses das PME.