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Com o objetivo de promover a internacionalização das PME do setor para os mercados externos da América do Norte (EUA e Canadá), Emirados Árabes Unidos e China estas missões empresariais virtuais vêm complementar a presença em certames de relevância nestes mercados, esta tipologia de ação pretende uma abordagem direta junto de importadores, distribuidores e canal Horeca através de canais digitais com reuniões B2B.

Estas missões virtuais serão realizadas em formato digital e irão agregar num espaço de tempo definido a presença de vários importadores dos mercados selecionados, assegurando e criando um espaço de contacto para reuniões B2B entre as PME nacionais e os agentes internacionais.

 

Vantagens em participar?

  • Acesso a mercados internacionais mais distantes com menor risco e barreiras logísticas associadas
  • Desenvolvimento de abordagem comercial direcionada, específica e individualizada por empresa e mercado alvo
  • Divulgação e aumento do conhecimento de empresas e produtos portugueses do setor agroalimentar com potencial de exportação nos mercados internacionais
  • Promoção do contacto entre empresas portuguesas e players internacionais de forma facilitada e virtual
  • Flexibilidade e conveniência no agendamento de reuniões
  • Ampliação de redes de contatos internacionais

 

Teremos apoios financeiros?

Financiamento de até 50% para empresas elegíveis.
Esta ação está inserida na candidatura ao projeto conjunto de internacionalização 2023/2025 que tem como objetivo final o aumento do peso das vendas internacionais nas empresas da fileira agroalimentar, potenciando o incremento da visibilidade de Portugal alem fronteiras. Esta participação está pendente de aprovação perante entidade gestora do projeto na qual se insere a ação.

 

O que inclui a participação organizada pela Inovcluster?

Ao participar connosco, a Inovcluster proporciona o serviço ao qual gostamos de chamar “chave na mão”, que implica:

  • Levantamento e identificação do perfil e objetivos de internacionalização das PME participantes
  • Apoio na adaptação de materiais de promoção digital e na participação nas Missões Digitais
  • Identificação e caracterização de um conjunto de importadores e distribuidores especializados nos mercados alvo
  • Criação do perfil dos importadores envolvidos
  • Matchmaking entre PME nacionais participantes e importadores interessados em reunir virtualmente
  • Agendamento de reuniões virtuais com os importadores identificados
  • Apoio nas plataformas digitais a serem usadas

Qual o valor?

  • 2.400€ - AMÉRICA DO NORTE  
  • 2.400€ - EMIRADOS ÁRABES UNIDOS
  • 2.400€ - CHINA

Acresce ao valor de participação, a taxa de inscrição da InovCluster*:

    1. Associados: €100,00 + IVA
    2. Não Associados: €250,00 + IVA

*estes valores não são financiados e são referentes a despesas não comparticipadas, sendo que não são reembolsáveis em caso de cancelamento. No caso de a empresa participar em mais do que uma missão/mercado, esta taxa só será cobrada uma única vez.

 

Planeamento da ação

  • Início dos Trabalhos: 10 de fevereiro de 2025
  • Término dos Trabalhos: 30 de maio de 2025

A organização destas missões internacionais será divida em 4 fases:

FASE I - Levantamento e identificação do perfil e objetivos de internacionalização das PME selecionadas, através da realização de reuniões exclusivas para levantamento e identificação do perfil e objetivos de internacionalização das PME nos mercados de interesse.

FASE II - Levantamento e identificação de empresas nos mercados alvo, com potencial para matchmaking e para participação em reuniões B2B. Identificação nos mercados de importadores e/ou distribuidores com potencial para matchmaking e para participação em reuniões B2B, através de consultadoria.

FASE III - Apoio na preparação de materiais de promoção digital. Elaboração de materiais de promoção digital que contribuam para a apresentação e divulgação da respetiva marca e produtos durante as reuniões B2B.

FASE IV - Organização e realização das Missões Virtuais. Apoio na organização e realização das reuniões B2B, entre as PME e os agentes dos mercados alvo.


Como participar?

Para participar terá de preencher e enviar a ficha de inscrição até ao dia 07 de fevereiro para o email international@inovcluster.com

Ou estamos ao vosso dispor para os esclarecimentos que entendam como necessários através de:

Inovcluster - Cluster Agroindustrial do Centro
Tel.: +351 910 220 516 
Email: international@inovcluster.com


Sobre o projeto EXPORT.I9

Este é um projeto conjunto para o setor agroalimentar, que visa potenciar o aumento da base e capacidade exportadora das PME da fileira agroalimentar numa lógica de indústria 4.0, através da implementação de um programa estruturado de intervenção de ações promocionais em mercados internacionais identificados como prioritários com a participação conjunta de PME da fileira agroalimentar.

Alinhado com o Plano Internacionalizar 2030, o projeto apresenta linhas estratégicas de intervenção assentes em:

  • Apostar na promoção da utilização das ferramentas digitais associadas à indústria 4.0 ao nível do marketing e comunicação de produtos e empresas;
  • Incentivar o uso de novas formas organizacionais de comercialização suportadas em ferramentas digitais, nomeadamente lojas online e adesão a marketplaces;
  • Especialização em nichos/segmentos diferenciados ligados a produtos naturais, orgânicos e biológicos, sendo uma forte tendência a médio e longo prazo do mercado global representando uma oportunidade para os alimentos funcionais;
  • Apostar numa promoção na lógica de fileira alargada do setor dando expressão à estratégia colaborativa entre setores.

As soluções e atividades apresentadas pelo presente projeto estão perfeitamente alinhadas com o aviso de abertura de concurso e têm como objetivos diretos:

  • Orientar o crescimento das empresas portuguesas, sobretudo PME de pequena dimensão para os mercados externos;
  • Consolidar os mercados onde as PME aderentes já desenvolveram atividades com bons resultados aumentando o nível de incorporação das suas exportações;
  • Aumentar a visibilidade das empresas, dos produtos e do setor agroalimentar nacional através de ações de marketing internacional dirigidas aos mercados alvo selecionados e que potenciem o aumento do valor acrescentado nacional (VAN) dos produtos pelos seus consumidores e compradores;
  • Potenciar o incremento do uso de ferramentas digitais mediante o recurso a processos organizacionais e de marketing associados à indústria 4.0.

O resultado final que se pretende atingir com as ações propostas é o aumento do peso de atividades produtoras de bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis da fileira agroalimentar e potenciar o incremento da orientação exportadora das PME envolvidas no projeto, apostando na diversidade e complementaridade da oferta de produtos portugueses das PME.