SINTESE DO PROJETO


O Projeto Internacionalização do Cluster Agroindustrial 2016-2018 visa promover o desenvolvimento da competitividade para as PME’s agroindustriais e de fileiras consideradas complementares ao setor, através da implementação de um programa integrado e estruturado de internacionalização. Este programa prevê ações promocionais em mercados identificados como prioritários, bem como a participação em certames internacionais visando, em conjunto, o reforço e o aumento das suas capacidades exportadoras e da sua visibilidade internacional. O projeto distribui-se ao longo do ano de 2017 e 2018, compreendendo ainda como atividade complementar a adesão das PME’s a plataformas internacionais de promoção e divulgação internacional dos produtos portugueses.

A intervenção internacional neste projeto compreende mercados novos em países não tradicionais dos setores agroindustriais e mercados tradicionais com relevante interesse para o crescimento dos nichos a que pertencem as empresas envolvidas.

Este projeto pretende:

  • Orientar o crescimento das empresas portuguesas para os mercados externos identificados através de ações promocionais ou participação em certames apostando numa diversificação de mercados e eventos.
  • Consolidar os mercados onde já desenvolveu atividades com bons resultados aumentando o nível de incorporação das suas exportações.

O resultado final que se pretende atingir com as ações propostas é aumentar o peso de atividades produtoras de bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis e a orientação exportadora das PME’s envolvidas no projeto, encontrando-se globalmente alinhado com as prioridades políticas no domínio da competitividade e internacionalização.


CALENDÁRIO DE INTERNACIONALIZAÇÃO 2016-2018 

Sial Paris 2018 | Paris – França | 21 a 25 de outubro (Inscrições Abertas)

Speciallity and Fine Food Fair | Londres – Reino Unido | 2 a 4 de setembro (Inscrições Abertas) 

 

 

 

 

 

 

 

 


 


DETALHES


CÓDIGO DO PROJETO
Proj. nº 26227

21|SI2016

DESIGNAÇÃO DO PROJETO
Projeto Conjunto – Internacionalização

OBJETIVO TEMÁTICO
OT 3 – Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas

LOCALIZAÇÃO DO PROJETO (NUTS II)
Norte – 10,53%

Centro – 84,21%

Alentejo – 5,26%

ENTIDADE BENEFICIÁRIA
InovCluster – Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro

DATA DE INÍCIO
07/12/2016

DATA DE CONCLUSÃO
30/11/2018

CUSTO TOTAL ELEGÍVEL
1.427.136,31 €

APOIO FINANCEIRO DA UNIÃO EUROPEIA
FEDER – 785.823,51 €