A InovCluster, Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro, organizou pela primeira vez uma ação de promoção nos Emirados Árabes Unidos, entre os dias 9 e 11 de outubro de 2017.
Nesta primeira abordagem ao mercado foram promovidos vários produtos agroalimentares portugueses, como o azeite, queijo, azeitonas, pasta de azeitona, compotas, enchidos, mel, especiarias, conservas e legumes. Esta ação de promoção contou com oito reuniões B2B com os principais players deste mercado e com uma prova de degustação, que para além de incluir a presença de alguns retalhistas, contou com várias dezenas de consumidores que atestaram a qualidade dos produtos apresentados atribuindo uma pontuação de 4,61, numa escala de 1 a 5. No decorrer de todo o evento foram ainda identificadas mais de três dezenas de oportunidades de negócio.
O mercado dos Emirados avaliado em mais de 5 triliões, é um mercado muito competitivo e considerado a principal porta de entrada no comércio do Golfo e do Médio Oriente. Este mercado viu ainda crescer as suas importações de bens a um ritmo de 5,8% ao ano, entre 2011 a 2015.
A ação insere-se no âmbito do projeto AgriExport, uma iniciativa de promoção internacional e de capacitação das PME’s do setor agroindustrial português, promovida pelo INOVCLUSTER e ANIMAFORUM. O projeto tem como principal objetivo promover o aumento das exportações e a visibilidade internacional de Portugal e é financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, no montante de 795.554,25€, dos quais 676.221,12€ são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.