Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar neste site, concorda com a sua utilização e a nossa política de privacidade.

Saber mais


SINTESE DO PROJETO

Financiado pelo programa ERASMUS+ Cooperation partnerships in vocational education and training, o projeto Byp4Dev tem como principal objetivo a melhoria e o desenvolvimento do setor dos bioprodutos através da criação de um novo perfil profissional: o Especialista em bioprodutos e valorização de resíduos do setor agroalimentar, através do desenvolvimento de um currículo comum e uma abordagem de aprendizagem/formação que permitirá aos profissionais do setor agroalimentar responder às necessidades e oportunidades do subsetor dos bioprodutos. Com este desafio, este projeto tem os seguintes objetivos específicos:

  • Melhorar o desenvolvimento do setor dos bioprodutos através da criação de um novo perfil professional: Especialista em bioprodutos e valorização de resíduos do setor agroalimentar.
  • Determinar o nível real de conhecimento e de capacidades necessárias pelo público-alvo, tal como, as barreiras existentes atualmente com o fim de facilitar o processo de aprendizagem/formação, criando ferramentas inovadoras adaptadas à realidade do setor.
  • Contextualização e integração do perfil professional criado no processo de transição global para a economia circular no setor agroalimentar, apoiando os docentes/formadores no seu processo de aprendizagem/formação.
  • Apoiar os decisores políticos das áreas das políticas de Ensino Superior na integração dos perfis e dos conteúdos criados na sua própria estrutura curricular, permitindo que os resultados do projeto e as atividades de formação em bioprodutos possam atingir benefícios de longo prazo na capacitação do tecido empresarial.

Através da utilização de metodologias colaborativas e inovadoras (Services design e Metodologias Lean), o projeto irá desenhar, na sua última fase, em parceria com os principais atores com competências no setor do ensino e no setor industrial, a forma (através da ferramenta de design blueprint), de integração deste novo perfil de especialista no ecossistema de ensino atual.

O público-alvo direto

Para o perfil de Especialista em bioprodutos e valorização de resíduos do setor agroalimentar:

- Profissionais do setor agroalimentar (Perfis técnicos);

- Alunos de cursos profissionais, licenciaturas e mestrados no setor agroindustrial;

- Empreendedores do setor agroindustrial.

Para elaboração do blueprint/roadmap

- Entidades com competências na Formação, Ensino profissional e Ensino Superior.

Público-alvo indireto

- O setor agroindustrial: PMEs, Associações empresariais e Clusters;

- O setor do Ensino: Entidades de Formação profissional, Escolas Profissionais, Universidades, Institutos Politécnicos, Incubadoras de Negócios, Agências de Desenvolvimento Regional, Decisores Políticos na área da formação e do emprego qualificado.

Envolvimento de atores relevantes para o setor agroalimentar

No início do projeto cada parceiro fará um mapeamento dos principais atores de relevância para o objetivo do projeto a nível nacional. Serão criadas 5 bases de dados nacionais e uma europeia que compilará a informação de cada país.

Será aplicado um questionário aos atores identificados. Mais tarde, um grupo de atores selecionados integrarão um Focus Group para aprofundar os resultados obtidos da aplicação dos questionários.

Será desenhado o curso com base nas conclusões recolhidas nas primeiras etapas e depois será iniciado o processo de teste do curso de formação em cada país. Este proceso permitirá retirar feedback para melhorar técnicas, conteúdos e o funcionamento da plataforma, contando com o apoio dos membros da equipa ByP4Dev como tutores.

Finalmente todos os parceiros envolvidos participarão nos Multiplier Events organizados pela parceria.

A parceria

O projeto Byp4Dev project junta vários parceiros de diferentes países, com múltiplas valências e experiência no setor agroalimentar europeu: de Espanha, a FUNDECYT-PCTEX que lidera o projeto, da Finlândia, a Universidade HAMK, da Grécia a EXELIA, da Letónia a VIDZEME e de Portugal a InovCluster.

Duração

24 meses: de março de 2022 até fevereiro de 2024.

Página web:

www.byp4dev.eu


DETALHES:

CÓDIGO DO PROJETO
2021-1-ES01-KA220-VET-000025177

CÓDIGO DO CONCURSO
KA220 - VET

PROGRAMA OPERACIONAL
Erasmus+ Cooperation partnerships in vocational education and training, Call 2021, Round 1

OUTROS BENEFICIÁRIOS

INOVCLUSTER – Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro;

HAMEEN AMMATTIKORKEAKOULU OY;

EXELIA E.E;

VIDZEMES PLANOSANAS REGIONS

DATA DE INÍCIO
01-03-2022

DATA DE CONCLUSÃO
28-02-2024

INVESTIMENTO TOTAL ELGÍVEL DO PROJETO 
259.385,00€

INVESTIMENTO TOTAL ELEGÍVEL INOVCLUSTER
43.503,00€

TAXA / MONTANTE DE FINANCIAMENTO
100%