O Projeto Taste & Feel Portugal tem como objetivo promover a internacionalização da fileira agroalimentar em articulação com a fileira do enoturismo, potenciando o aumento das exportações e reforçando a competitividade internacional das PME das regiões Norte, Centro e Alentejo.
Entidades envolvidas:
Líder
A Inovcluster – Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro, tem sede nas instalações do Centro de Apoio Tecnológico Agro Alimentar em Castelo Branco e visa contribuir para o aumento da competitividade dos sistemas produtivos locais e regional e para a afirmação da Região Centro de Portugal ao nível nacional e internacional. Para isso, estabelece uma plataforma de concertação entre os principais atores deste sector, e apoia as empresas em processos de inovação, IDT, transferência de conhecimento, formação, desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos, marketing e internacionalização. Conta, à data, com 184 associados, dos quais 148 são empresas e 36 entidades ligadas ao sector agroindustrial e agroalimentar.
Co-Promotor
A A.D.V.I.D. - Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense, constituída em fevereiro de 1982, e sede em Vila Real (Norte), tem como objeto o estudo, experimentação, demonstração e divulgação de técnicas de vitivinicultura adequadas à valorização da Vitivinicultura Nacional e muito especificamente às características da Região Demarcada do Douro. A Associação, também de âmbito nacional, representa atualmente 175 associados distribuídos essencialmente pelo Norte (88%), Lisboa (10%) e Centro (2%).
Objetivos
O projeto "Taste & Feel Portugal" visa promover a internacionalização da fileira agroalimentar em articulação com a fileira do enoturismo, potenciando o aumento das exportações de bens e serviços mais sofisticados e diferenciados ligados aos produtos endógenos e ao mundo rural e reforçando a competitividade internacional das PME.
Principais objetivos do Taste & Feel Portugal:
AT. 1 - Apresentação de tendências internacionais do setor agroalimentar
Esta atividade tem como objetivo disponibilizar informação atualizada às PME da fileira do enoturismo e agroalimentar sobre as tendências de mercado a nível internacional.
O sector agroalimentar, uma das fileiras estratégicas para a dinamização da economia nacional, tem, nos últimos anos, assistido a uma alteração no perfil das empresas que atuam no mesmo, com a emergência de novos desígnios de atuação que acompanham as tendências mundiais das preferências alimentares e opções de compra, especialmente na área da sustentabilidade ambiental dos processos de produção e de embalagem, saúde e bem-estar. O enoturismo acompanha esta linha de oferta diferenciada, sustentável e suportada no carater único dos territórios de origem.
O comportamento do consumidor é, contudo, muito volátil e as tendências de consumo e compra no setor alimentar têm sofrido profundas alterações nos últimos anos evidenciando de forma clara que, para além da importância de conhecer as preferências de consumo e compra num dado momento, o sucesso das PME está na sua capacidade de acompanhar as dinâmicas de mercado, antecipando tendências e projetando uma atuação flexível capaz de responder em tempo às flutuações do mercado.
Esta ação irá permitir produzir e disseminar conhecimento e informação atualizada às PME do setor agroalimentar e do enoturismo sobre as tendências de mercado do setor a nível internacional.
AT. 2 - Guias para o marketing de sucesso na internacionalização de produtos de enoturismo e turismo gastronómico
Esta atividade tem por objetivo capacitar as empresas do sector agroalimentar para a internacionalização bem-sucedida através da aquisição de conhecimentos para promoção eficaz dos produtos nos mercados alvo (mercados: Alemanha, Suécia, Dinamarca, Finlândia e Polónia) sobretudo ao nível da promoção com base nos valores de sustentabilidade associados aos territórios de origem e suportado através de marketing digital.
Em linha com o objetivo estratégico do projeto esta atividade consiste na criação de uma ferramenta prática (na forma de guias por mercado), que capacite as PME da fileira do enoturismo e agroalimentar para serem mais competitivas nos mercados internacionais por via da inovação em marketing internacional orientado para a promoção do valor acrescentado dos produtos/serviços endógenos associados ao território de origem (sustentabilidade e património natural e cultural) e na realização de podcasts que apoiem a difusão deste conhecimento disponibilizado.
A orientação destes guias por mercado visa disponibilizar às PME as caraterísticas e tendências de cada mercado ao nível da tendência de consumo e preferências de compra de forma a que cada PME possa ter uma linha de marketing e comunicação eficaz para abordar esse mesmo mercado.
Paralelamente e considerando, por um lado, a atual conjuntura económica e social, em que, cada vez mais, os consumidores escolhem os seus produtos depois de consultarem as opiniões que outros consumidores fizeram do produto ou serviço em canais digitais e conferem a essas opiniões mais importância do que à comunicação institucional das empresas (publicidade tradicional), o uso de uma estratégia eficiente de marketing digital tornou-se incontornável para o sucesso dos negócios sendo também essa uma aposta desta atividade, sensibilizar as PME para a importância do marketing digital na promoção internacional.
Acresce, na importância desta atividade, a realidade do tecido empresarial da fileira agroalimentar, caraterizado por micro e pequenas empresas de cariz familiar que, na sua generalidade, não está capacitado para a comunicação da sustentabilidade ou para o uso das ferramentas de marketing digital na comunicação da marca, a atividade visa apoiar as PME da fileira do enoturismo e agroalimentar no processo de criação de estratégias e conteúdos (incluindo em marketing digital) eficazes para a promoção de produtos/serviços endógenos com base nas suas caraterísticas únicas e não replicáveis de sustentabilidade associados aos territórios de origem.
Inclui as seguintes ações:
AT. 3 - Ações de promoção internacional - Mostras promocionais nos mercados alvo
A atividade tem por objetivo promover e valorizar a oferta da fileira agroalimentar e da fileira do enoturismo e turismo gastronómico, identificar e contactar potenciais clientes, importadores e parceiros para obter e disponibilizar mais informação sobre os mercados.
Existem oportunidades muito positivas para a articulação da fileira enoturismo e da fileira agroalimentar, registando-se o crescimento a nível mundial da procura de produtos alimentares mais autênticos e genuínos que incorporem experiências gastronómicas para as quais as Regiões Norte, Centro e Alentejo apresentam condições para poder satisfazer. Importa, contudo, que essas oportunidades sejam percebidas/conhecidas nos mercados alvo. Esta atividade tem associada uma campanha de comunicação que vai dar visibilidade aos produtos/serviços portugueses da fileira do enoturismo e agroalimentar por via da comunicação da sua harmonização com produtos emblemáticos dos países alvo. Esta dinâmica permitirá identificar e contactar potenciais clientes, importadores e parceiros e produzir uma linha de comunicação para cada mercado alvo com base na harmonização de um produto estrela local com os produtos do agroalimentar nacional e com recurso a "embaixadores" do produto, fomentando a visibilidade da campanha pela associação a uma personalidade conhecida (influencer) nos mercados alvo. Inclui vídeos, marketing digital, rollups e cartazes para identificação dos locais de promoção.
Nesta atividade e aproveitando a campanha de harmonização de produtos e a sua visibilidade esperada inclui a dinamização de mostras promocionais do enoturismo e dos produtos do agroalimentar. De acordo com a experiência desenvolvida em anteriores iniciativas desta natureza promovidas pelos copromotores, esta metodologia de abordagem dos mercados (através de mostras preparadas e projetadas especificamente para cada um dos mercados alvo), apresenta elevado níveis de eficácia na angariação de contatos de elevado valor económico para as PME regionais das fileiras. A atividade é complementada no âmbito do projeto por missões inversas para jornalistas e opinion makers, de modo a garantir a consolidação e difusão de contactos recolhidos e de otimizar o esforço promocional despendido.
As mostras projetadas irão permitir um incremento da notoriedade dos produtos do enoturismo e agroalimentar portugueses nestes mercados, suportados na comunicação do caráter único e sustentável dos seus territórios de origem, destacando as suas caraterísticas imateriais diferenciadoras relacionadas com a cultura, tradição, vivências e ruralidade a eles inerentes, valorizadas nestes mercados.
Inclui as seguintes ações:
AT. 4 – Missões Inversas – Jornalistas, bloggers e opinion makers
Esta atividade tem por objetivo promover a internacionalização das PME através da visita dos potenciais influenciadores aos locais de enoturismo fornecendo experiências de usufruto de produtos turísticos integrados de ruralidade, mostras, demostrações e degustações de produtos do vinho e da gastronomia nacional e contactos diretos com a cultura e os agentes locais.
A missão Inversa é um dos meios mais eficazes de promoção das atividades económicas da fileira do enoturismo e agroalimentar no exterior e com resultados mais rápidos no fomento das exportações da fileira. A missão inversa permite um contacto direto de potenciais importadores/compradores, jornalistas e opinion makers com a atividade produtiva local potenciada pela experimentação dos produtos/serviços de enoturismo e agroalimentar no seu contexto real, criando redes de contatos e conhecimento de elevado valor para o desenvolvimento dos negócios. Esta metodologia é particularmente relevante no quadro das PME do setor que, competindo maioritariamente com produtos de nicho, têm de comunicar, para além da qualidade intrínseca dos produtos, o seu carater imaterial de diferenciação baseado no território de origem, na tradição, nos símbolos e valores (paisagem, ruralidade, natureza, nostalgia, tradição), sendo que a marca, os mitos e fantasmas também alimentam e são muito valorizados por nichos de mercado exigentes e de relevância económica para o enoturismo e agroalimentar português (sobretudo segmentos para produtos gourmet, tradicionais, regionais e históricos).
A atividade contempla 2 Missões inversas de importadores, jornalistas e opinion makers com atividade a nível internacional, a Portugal.
Cada missão consiste na receção de importadores e/ou jornalistas/opinion makers dos países selecionados, nas 3 regiões durante 3 a 5 dias com o objetivo de promover a internacionalização das PME. A presença de jornalistas e opinion makers permite, por sua vez uma difusão de informação sobre os produtos e a região junto do público-alvo consumidor nos mercados de destino estimulando a procura e fomentando as exportações.
Estas missões incluem uma customização dos programas de acolhimento aos agentes estrangeiros das missões, em função das particularidades dos países alvo e dos objetivos traçados para cada um destes, incluindo experiências de enoturismo, de receção/acolhimento/usufruto que evidenciem a dinâmica, inovação e modernidade das PME nacionais da fileira do enoturismo e agroalimentar e o estrito respeito pelos valores, cultura e tradição dos territórios de origem.
Inclui as seguintes ações:
DETALHES:
CÓDIGO DO PROJETO
Proj. nº 47047
CÓDIGO DO CONCURSO
01/SIAC/2019-SIAC (Internacionalização)
DESIGNAÇÃO
Sistema de Apoio a Ações Coletivas - Internacionalização
PROGRAMA OPERACIONAL
Programa Operacional Competitividade e Internacionalização
BENEFICIÁRIO PRINCIPAL
InovCluster – Associação do Cluster Agro Industrial do Centro
OUTROS BENEFICIÁRIOS
ADVID - Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense
DATA DE INÍCIO
2020/12/24
DATA DE CONCLUSÃO
2023/06/23
INVESTIMENTO TOTAL ELEGÍVEL DO PROJETO
529.258,42€
INVESTIMENTO TOTAL ELEGÍVEL INOVCLUSTER
464.673,71€
TAXA/MONTANTE DE FINANCIAMENTO
85% / 394.972,65€
CONTRAPARTIDA PRIVADA
69.701,06€