SINTESE DO PROJETO

O projeto REiNOVA_SI pretende fomentar o lançamento de novos produtos por parte das PME´s agroalimentares, que respondam às novas tendências de mercado (produtos naturais, com processos sustentáveis).

Para isso, o projeto tem por objetivos específicos: desenhar um novo modelo de consultoria adaptado às PME´s do setor, que crie as condições para uma adaptação mais fácil e mais rápida dos processos com base em práticas de economia circular (EC) e criar um modelo de cooperação internacional que efetive o princípio da circularidade. Com as boas práticas criadas ir-se-á estimular o rápido surgimento da eco inovação.

Com o novo modelo de consultoria espera-se aumentar o número de produtos baseados em ciclos de produção circulares, levando à consolidação das PMEs e à criação de novas unidades de negócio ou de novas empresas.

Espera-se também consolidar os conhecimentos da rede internacional de inovação REINOVA, constituída pelos beneficiários do projeto, na área de EC, com vista a uma difusão mais ampla dessas práticas no setor agroalimentar.

O projeto apresenta 4 inovações: criação de novo modelo de consultoria e boas práticas, adaptação do modelo ao perfil das PMEs do setor, modelo de cooperação que uniformize as práticas de gestão transfronteiriças; modelo de cooperação que liga as PMEs a terceiros, para a efetivação do princípio de circularidade.


DETALHES:

CÓDIGO DO PROJETO
1819

DESIGNAÇÃO DO PROJETO
REiNOVA_SI

OBJETIVO PRINCIPAL
Reforçar a competitividade das PME

REGIÃO DE INTERVENÇÃO
EUROACE

ENTIDADE BENEFICIÁRIA
InovCluster; ITACyL - Instituto Tecnológico Agrario de Castilla y León; Asociación Empresarial Centro Tecnológico Nacional Agroalimentario “Extremadura”; Instituto Politécnico de Leiria; OPEN – Associação para Oportunidades Especificas de Negócio; Asociación de la Industria Alimentaria de Castilla y León, Vitartis; Cámara Oficial de Comercio, Industria y Servicios de Badajoz; ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo; Cámara Oficial de Comercio, Industria y Servicios de Valladolid; Instituto Politécnico de Castelo Branco – Escola Superior de Artes Aplicadas; CATAA - Associação Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar de Castelo Branco;

DATA DE INÍCIO
01/01/2019

DATA DE CONCLUSÃO
31/12/2021

CUSTO TOTAL ELEGÍVEL DA INOVCLUSTER
29.999,46€

APOIO FINANCEIRO DA UNIÃO EUROPEIA
FEDER – 22.499,60€