SINTESE DO PROJETO

Projeto Digitec – Crescimento inteligente através da especialização do tecido empresarial em tecnologias digitais avançadas e blockchain.

O objetivo geral do projeto DIGITEC é gerar uma rede de atores técnicos e tecnológicos entre as regiões de Castilla y León e Centro de Portugal que permita:

O1: ampliar o ecossistema de trabalho IOTEC a outras tecnologias digitais como o blockchain, com atores das duas regiões, fomentando a transferência tecnológica, e desenvolvendo casos de práticos.

O2: realizar ações de formação e especialização convertendo a região num pólo de produção de pessoal especializado na criação e adoção de este tipo de tecnologias.

O3: promover estas tecnologias como ferramentas competitivas mediante a sua incorporação a nas PMEs TIC e a sua adoção em PMEs de setores estratégicos como o agroalimentar e os fornecedores de equipamentos e maquinaria industrial.

Espera-se que os resultados sejam:

R1: pelo menos 3 patentes baseadas em novos serviços e produtos obtidos ao aplicar as ferramentas tecnológicas graças ao projeto DIGITEC.

R2: Mais de 35 PMEs regionais investindo em tecnologias digitais e blockchain para obter novos produtos y serviços ou para conseguir soluções digitais que sirvam nos processos industriais existentes de produção e controlo como ferramenta competitiva.

R3: Um grupo de trabalho em I+D+i de tecnologias digitais avançadas com todos os atores envolvido e que fomente a formação, especialização e transferência de tecnologia e conhecimento.


DETALHES:

CÓDIGO DO PROJETO
2095

DESIGNAÇÃO DO PROJETO
DIGITEC

OBJETIVO PRINCIPAL
Potenciar a investigação, desenvolvimento tecnológico e inovação  

REGIÃO DE INTERVENÇÃO
Castilla y León e Centro de Portugal Continental

ENTIDADE BENEFICIÁRIA
Universidade de Salamanca; Asociacíon para el Desarrollo de la Zona Oeste de Salamanca (ADEZOS); Fundacíon CARTIF; Instituto para la Competitividad empresarial de Castilla y León – ICE; Instituto Pedro Nunes; Associação para o Pólo das tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica TICE.PT; InovCluster.

DATA DE INÍCIO
01/01/2017

DATA DE CONCLUSÃO
30/09/2021

CUSTO TOTAL ELEGÍVEL DA INOVCLUSTER
13.333,33€

APOIO FINANCEIRO DA UNIÃO EUROPEIA
FEDER – 10.000,00 €