SINTESE DO PROJETO


Objetivo:

O AgriExport 4.0 visa incrementar o reconhecimento internacional coletivo dos bens produzidos no setor agroindustrial português, potenciando a internacionalização das PME’s por via da sua promoção coletiva e estabelecimento de parcerias de cooperação e coopetição.

Atividades:

Eixo 1: Produção e disseminação de conhecimento específico para a exportação do setor agroalimentar – Para identificação de oportunidades e constrangimentos de acesso a mercados (Austrália, Japão, Canadá e Noruega) considerando uma abordagem prática e utilitária específica para o setor.

Eixo 2: Produção e disponibilização de ferramentas tecnológicas de cooperação-copromoção incluindo a produção de Plataforma Web para partilha de recursos de envio de mercadorias produção de ferramenta tecnológica em app (android e IOS) para promoção do relacionamento entre PME portuguesas e Importadores/distribuidores/clientes internacionais para fomentar processos colaborativos de internacionalização

Eixo 3: Promoção internacional da oferta da Região Centro e Alentejo do setor agroalimentar em ações dirigidas a importadores, distribuidores, jornalistas, opinion makers e operadores do canal HORECA através de missões inversas a realizar de forma customizada para mercados alvo e objetivos similares de forma a otimizar o efeito promocional de cada iniciativa e uma eficaz dinamização de redes de contactos para as PME junto destes agentes externos.

Eixo 4: Prospeção e contacto nos mercados externos e promoção para consumidor final em ações de aproximação, conhecimento e promoção aos mercados de China, Noruega, Dubai, Peru, Dinamarca, Finlândia, Irlanda, EUA e Canadá.

Eixo 5: Promoção internacional com participação em feiras de referência do setor

Eixo 6: Promoção internacional da oferta da Região Centro e Alentejo do setor agroalimentar em ações seletivas e com impacto mediático, dirigidas a importadores, distribuidores e operadores do canal HORECA em mercados estratégicos da Republica Checa e Países Baixos

Eixo 7: Campanhas de promoção internacional com marketing digital B2C numa ação de marketing digital vocacionado para a promoção dos produtos junto do consumidor final. Destinado a mercados com maior conhecimento do produto português e onde o acesso ao mesmo já esteja facilitado para o público final.



DETALHES:

CÓDIGO DO PROJETO
POCI-02-0752-FEDER-037629

CÓDIGO DO CONCURSO
SI-53-2018-15

DESIGNAÇÃO
Sistema de apoio a ações coletivas - internacionalização

PROGRAMA OPERACIONAL
Proograma operacional competitividade e internacionalização

OBJETIVO TEMÁTICO
OT 3 - Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas

PRIORIDADE DE INVESTIMENTO
PI 3.2 - O desenvolvimento e aplicação de novos modelos empresariais para as PME, especialmente no que respeita à internacionalização

TIPOLOGIA DE INTERVENÇÃO
TI 52 - Internacionalização das PME

BENEFICIÁRIO PRINCIPAL
InovCluster – Associação do Cluster Agro Industrial do Centro

OUTROS BENEFICIÁRIOS
Agrocluster do Ribatejo

DATA DE INÍCIO
01/08/2018

DATA DE CONCLUSÃO
31/12/2020

INVESTIMENTO TOTAL ELEGÍVEL DO PROJETO
1.107.168,81€

INVESTIMENTO TOTAL ELEGÍVEL INOVCLUSTER
741.522,96€

TAXA/MONTANTE DE FINANCIAMENTO
111.228,44€

CONTRAPARTIDA PRIVADA
85% / 630.294,52€